O louvor que Deus gosta?

Sempre tive muita dificuldade em lidar com a expressão: “Deus gosta de ser louvado” ou “Você nasceu para adorar a Deus”. Na minha finitude egoísta, ao pensar sobre isto, projetava um Deus carente, que precisava de palavras e música para se sentir “mais” Deus. No fundo, ao pensar assim, sempre fiz Deus à minha imagem e semelhança.

Depois de uns anos refletindo sobre este assunto, eis minha metanoia (mudança ou expansão de mente):

Diferente de outras manifestações religiosas, no cristianismo não cantamos para invocar a Deus. Em nossa fé, sabemos que Ele já está. E já estava, muito antes da primeira nota soar. Não louvamos com música para aplacar a ira de uma divindade egocêntrica e nem para alcançar seu favor. Louvamos, pois recebemos graça ilimitada de um Deus feito de amor em essência e que já se deu em nosso lugar muito antes de tomarmos conhecimento disto.

Não oferecemos música como sacrifício. No cristianismo, o sacrifício foi o próprio Deus que hoje louvamos. Não cantamos para atribuir a Ele glória que já não possua. Nosso louvor não altera uma mínima fração de Sua majestade. Cantamos para revelar esta glória que nos alcança e torná-la visível para nossa família espiritual.

E se cantamos em tom inteligível, não é para que Ele discirna. Ele sabe ouvir a alma que louva silente. Cantamos para que os outros discirnam a grandeza dEle em nós. Pois, para que Ele receba nosso amor, bastaria apenas silêncio consciente.

No fim das contas, nosso louvor não é para atrair, mas para traduzir. Não é para receber, mas para reconhecer. Não é para alcançar, mas para compartilhar.

Deus não é responsivo a nosso louvor. Nós é que somos a Seu amor.

3 respostas
  1. Tiago Augusto
    Tiago Augusto says:

    Concordo também e acrescento ainda que se a música tem por definição ” é a arte de expressar os sentimentos através do sons” então a música que Deus gosta é aquela que é expressada com sentimento sincero através de um canto sincero e de notas musicais tangidas com sinceridade. Esse é o louvor que Deus gosta. que Deus nos abençoe sempre!

    Responder

Deixe uma resposta

Gostou deste post?
Fique a vontade para deixar seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The following two tabs change content below.
Felipe Tonasso é pastor da igreja Nova Semente em SP, mestrando em Ciências da Religião e apaixonado por Discipulado, Juventude e Missão.

Últimos posts por Felipe Tonasso (Ver tudo)